Apresentação PÁGINA PRINCIPAL | VOLTAR estante

José Calasans, meu pai, não só recitava como também vivia de acordo com os versos do cantador Inácio da Catingueira: “Canto para aprender e canto para ensinar...”

Quem conheceu o Velho sabe da sua dedicação ao estudo e à pesquisa e, ao mesmo tempo, o quanto ele gostava de ministrar aulas, proferir palestras, orientar teses.

Em 1983, doou ao Centro de Estudos Baianos, da Universidade Federal da Bahia, sua biblioteca e seu arquivo, com rara e valiosa documentação, sobre a Guerra de Canudos, criando o Núcleo Sertão, importante centro de pesquisa sobre o tema.

Por ocasião do centenário da morte de Euclides da Cunha, fui procurada por editoras interessadas em publicar seus artigos. Constatei que seus trabalhos estavam dispersos por jornais e revistas de pouca circulação e livros com edição esgotada. Esta dificuldade de acesso aos seus trabalhos é contrária a uma de suas características mais marcantes: o prazer e a generosidade de transmitir seus conhecimentos.

Pensei, então, numa maneira de colocar ao alcance de todos os interessados seus trabalhos sobre Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos, tema ao qual ele dedicou 50 anos de estudo.

Assim nasceu a idéia deste site. E a partir daí comecei a reunir ao meu redor pessoas que acompanharam de perto vida e obra do meu pai.

Conversei com Walnice Galvão, amiga e conhecedora da sua obra, que muito me incentivou, tornando-se colaboradora de primeira hora neste projeto. Seu texto "Tributo a José Calasans" retrata de forma viva e real não apenas o professor e historiador, mas também a figura humana que ele foi.

Wagner da Silva Ribeiro, escritor e poeta, ao saber da criação do site, carinhosamente se ofereceu para a árdua tarefa de revisar os textos digitados de seu tio e padrinho. Sua participação foi mais além,muito parecido com seu tio José, estava sempre pronto para esclarecer minhas dúvidas no decorrer do trabalho.

Claude Santos, fotógrafo e estudioso da Guerra de Canudos, começou autorizando o uso da foto de meu pai que abre o site. Com o maior desprendimento, ele não só disponibilizou outras fotos, como também se envolveu com o projeto. São de sua autoria o vídeo “O Sertão de José Calasans”, e a edição da entrevista “José Calasans por José Calasans.

Sou muito grata a Wagner e Claude que se tornaram meus parceiros não apenas no que diz respeito ao site, mas em todo trabalho de preservação e divulgação da obra de meu pai.

Foram alguns meses de trabalho intenso: localização das fontes, construção da bibliografia, digitação dos textos. Com a ajuda de Renata Menezes, Monica Amorim, Zelinda Lopes, a família Piazza, Ana Passos e o designer gráfico José Terra o material finalmente está disponível a todos os interessados em conhecer a vida e a obra de José Calasans. Agradeço emocionada a todos que colaboraram neste projeto que agora entrego ao mundo virtual com a certeza de que ele será útil para estudiosos e interessados nesse episódio da nossa história que fascinou meu pai ao longo de toda sua vida. Convido a todos a passear pela estante de Prof. Calasans.

Madalena Calasans